sexta-feira, 17 de junho de 2011

Filmes!

Olá Bons amigos!

Hoje vim falar de mais um assunto importante: Filmes! Além de todo meu amor por tantas coisas, também sou cinéfila. Infelizmente, com os preços abusivos do Cinema pra quem não paga meia, minha assiduidade cinematográfica ficou bem comprometida, deixando para ver os filmes somente quando são lançados em dvd. Isso não diminui o meu amor, pois eu realmente tenho filmes que irei, sem dúvida, ver no cinema, como Transformers 3 e Lanterna Verde, enfim, fica pra outro post...

Uma brincadeira muito comum no Flickr, conhecida como tagging, abrange vários temas: Esmaltes favoritos, cores favoritas, 25 fatos sobre você e etc. Um destes tags é o dos top 20 filmes da sua vida, e, embora não tenha publicado o meu no Flickr, vou publicá-lo aqui. Eu transformei em 24 pra melhor adequá-lo à mim... mas na verdade deveriam ser top 50...
Pode clicar se quiser ver melhor...
1 - 300 (de Esparta): Pra mim um dos melhores filmes que já vi, melhor até mesmo que o perfeito Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anel, e eu digo o motivo. O filme todo tem uma estética absurda, emprestada não somente da graphic novel original como da cabeça brilhante do diretor/roteirista Zack Snyder, que tem uma cultura visual mega forte e faz com que TODOS os seus filmes sejam absurdamente lindos e prazerosos de assistirem (Watchmen e Sucker Punch). A história é ótima, a dinãmica é fantástica e o filme voa perante seus olhos, e você só precisa babar nos detalhes, simples assim. Não precisa pensar... Sem falar nos paezinhos dos soldados espartanos, né verdade?

2- From Hell (Do Inferno): Um filme intenso, com um roteiro simples. A atuação é o que prende neste filme, não somente do Johnny Depp, como de Sir Ian Holm e Heather Graham. Conta uma das histórias possíveis de Jack, o Estripador, numa Inglaterra Vitoriana suja e insalubre.

3 - Senhor dos Anéis - O retorno do Rei: Bem específica sobre o meu favoritos dos três filmes, não é verdade? Mas este tem maior poder emocional sobre mim, vi na pré-estréia em São Paulo (o que me custou rins destruídos e coluna danificada para sempre) fantasiada de elfa. Sim, fantasiada. De elfa. Elfa. Voltando ao filme, é um fechamento incrível da trilogia, mesmo para quem não leu o livro, o filme se torna magnífico, com grandes reviravoltas e pontos altos e baixos, dando aquela dinãmica fantástica que todo filme de ação e ficção deve ter, pra não chatear o espectador. Ressalto os ângulos de câmera flutuante, mesmo que nas cenas digitais, além disso, a versão estendida deste filme é um primor, e o deixa ainda mais cativante. Merecedor do oscar, by far...

4 - Equilibrium: E vocês amigos achando que Matrix era supermegaoriginal? Esse filme sem muita importância, efeitos especiais e produzido quase á moda independente é , de longe, mil vezes mais denso que Matrix, e fala sobre a mesma Utopia, onde os seres humanos são controlados (não por máquinas, mas por remédios) e não possuem emoções. A história se desenvolve centrada no personagem de Christian Bale, agente John Preston, que é um tipo de policial desta sociedade, e prende aqueles que demonstram emoções. Ao correr do filme, ele começa a perceber que, nem tudo é tão simples assim, e que a falta dos sentimentos define a falta da humanidade. Muito bom, tem bastante filosofia e MUITA porradaria, com lutas coreografadas lindamente!

5 - Mulan: Eu sou suspeitésima pra afirmar que considero SIM animações 'filmes' (as in Motion Picture) e também afirmo que, nos últimos anos, a briga se tornou acirrada entre Disney e Dreamworks, mas houve uma época em que só havia a Disney, e Mulan (como outros filmes que aparecerão nesta lista) vem como remanescentes desta época desta época. A história é simples, o filme é musical e foi feito para crianças, mas eu AMO de paixão, e foi o início das 'princesas que fazem algo além de chorarem', muito embora Mulan não tenha chegado perto do título referido, ela entra na franquia como tal. Diversão garantida, tanto dublado quanto legendado.

6 - Piratas do Caribe - a Maldição do Pérola Negra: Bem específica na trilogia também, não é? Ainda não vi o 4º filme, por motivos de desemprego e falta de dinheiro crônicas, mas o primeiro pra mim foi SUBLIME. Eu sempre amei a temática bucaneira, os piratas, os navios (embora eu enjoe de catamarã...) e todo aquele espírito conquistador e leviano. a história você já conhecem, é bem simples, com alguns clichês muito bons e com ótima dinâmica, sem falar do Johnny Depp (sim, sou fã de carteirinha, o acho lindo e ótimo ator) que é perfeito para papeis totalmente inusitados. Vale a pena totalmente!

7 - Enrolados: Mais uma animação, e não será a última, com certeza. Adorei o roteiro e as soluções achadas para transformas esta história em uma história infantil romântica, pronta pra ser assistida e aproveitada. Além da renderização total do filme, que eu adorei (usaram muitos filtros pra melhorar a percepção das cores azuladas e alguns desfoques, dando ao filme aquele aspecto fantasioso e etéreo incrível, além da perfeição das luzes) os personagem são totalmente carismáticos, e tenho preferências completas pelo Maximus, o cavalo da guarda! Ele tem mais expressão e diálogo que muito ator de carne e osso... Este é um filme que eu recomendo legendado, a dublagem não agradou á ninguém.

8 - Anastasia: Da finada parte de animação da Fox sai este desenho incrível sobre a lenda histórica de Anastasia, a filha perdida dos Romanov. Ótimo roteiro, animação digna da Disney e boa dinâmica, este filme é super ótimo pra quem gosta de musicais um pouco mais sérios que alguns da Disney (tirando talvez Tarzan e Irmão Urso). Adoro ver e cantar a música principal, já me fez chorar.

9 - Ironman: Por motivos bem menos nobres que os até agora citados. É um filme de ação, não se enganem, e eu AMO filmes de ação, sério! Detesto romances, nenhuma amiga minha gosta de ver filmes comigo (além da minha melhor amiga, Luiza, que faz faculdade de Cinema atualmente) pois eu detesto filmes meloso, e só vejo comédias romântica em períodos pré-tpm. Então que o Robert Downey Jr foi um drogado e prostituído? ele voltou do NADA e agora é um dos atores mais requisitados dos cinemas, fazendo de filmes sérios até comédias, como Tropical Thunder (mega recomendo!) com Ben Stiler (outro ator que eu acho fantástico). O filme é pura adrenalina e ação, além de ser um marco pra mim... Por motivos pessoais, claro!

10 - A Bela e a Fera: Sevocê, pessoa de 25 à 30 anos, foi ao cinema ver isto, você vai se lembrar da cena mais impactante que você já viu numa animação quando era muleque/muleca: A cena inicial deste filme absoluto, a narração de Márcio Seixas quando aparecem a cachoeira, as flores, e, logo após, os vitrais, está marcada à fogo em minha cabeça até hoje. Este é um dos filmes que eu recomendo ver completamente em português, a dublagem foi primorosa, tanto nos diálogos quanto nas músicas! O filme também me marcou por se tratar de uma mulher não tão indefesa assim, com um certo cérebro e gênio indefectível. Sem medo posso afirmar que me identifico com a Bela, e a acho mais razoável que a Ariel (A Pequena Sereia), pois ela não larga tudo levianamente por um capricho (para depois aprender, claro) ela faz um sacrifício em prol de outrem, e esta questão do auto-sacrifício sempre foi algo muito marcante para mim.

11 - Star Trek: Não sou trekker, não tenho idade suficiente pra ter visto a primeira série e meu coração scifi fica mais pro lado Star Wars, porém... Esse filme é bom DEMAIS! Se ele estiver passando em uma tv na loja, eu paro pra assistir, e vejo ele INTEIRO! A história é boa, tem cadência, dinâmica, pontos altos fantásticos e atores cheios de potencial, além dos efeitos e das ótimas referência à série antiga, incluindo Leonard Nimoy, o Spock original, contracenando com Zachary Quinto, o Sylar de Heroes e um ótimo ator intenso.

12 - Watchmen: Eu comecei a ler a série antes do filme ser lançado, mas não li a última revista. Pode-se imaginar o meu choque no final do filme, quando eu chorei, sem sentir, à morte do meu personagem favorito. Quando dei por mim, as lágrimas escorreram, enquanto eu tapava a boca pra não falar 'Não!' alto demais... Enfim, este filme é outro do Zach Snyder, e você pode apreciá-lo sem moderação. Extremamente lindo e bem feito, conta uma história interessante e que, se pararmos pra pensar, é atual demais, mesmo que a graphic novel já tenha bastante idade... quem guarda os Guardiões?

13 - Desventuras em Série: Esse filme não teve respaldo algum, a não ser pelos fãs da série, e eles estava competindo com a franquia Harry Potter, ou seja, ficou bem apagado. No entanto, o vi no cinema, dublado (por engano, não li que a sessão era dublada), e no final das contas ele é um filme muito bom. O roteiro é um apanhado dos livros escritos até dado momento, e foi costurado para ser um resumo e não uma série (infelizmente), mas dá bastante conta do recado. O que mais me chama a atenção são os visuais. O filme não se localiza na linha do tempo real, misturando elementos de vestimenta vitoriana, com carros da década de 50, além do visual retrô da maior parte dos itens. O filme é todo filtrado em sépia, dando aquele notório ar de antiguidade, o que o deixa mais próximo ainda de uma anacronia. Eu gostei muito, sinceridade!

14 - O diabo Veste Prada: Cerúleo! Esta cor, que se tornou expressão pra mim, dignifica o filme todo. Como designer de moda eu posso afirmar com toda a certeza do mundo que todo o trabalho de Andy é real. O Filem também desmistifica o mundo das revistas e passarelas, todos acham que é só uma bando de tecidos e modelos esqueléticas, mas tem tanta coisa por trás disso... O que acontece de cor e forma no desfile da Dior vai parar no seu armário de 1 à 2 anos depois, factual! e você nem sabe, e nem sente quando compra, por que "Não é ligado nestas besteiras de moda"... Eu lhe digo mais: se não é ligado em moda, ande pelado! Além destes aspectos todos, o roteiro, clichê, é até bonitinho, mas certamente não confere com a realidade na escolha final da personagem de Anne Hathaway...

15 - Amor Além da Vida: Quer chorar? Alugue este filme e pegue seu lençol, por que você vai chorar E MUITO. É a história de uma família, centrada no Robin Williams, onde os dois filhos já faleceram e o pai acaba por sofrer um acidente de carro, e vai parar no 'céu' digamos assim. é a história dele no paraíso, e é muito linda... Eu vou ter de ressaltar que, pra uma pessoas sem religião definida, o filme já é denso e lindo, mas os Espíritas Kardecistas  vão saber exatamente do que o filme se trata...

16 - Madrugada dos Mortos: Sim, eu vou do 0 à 100 em 3 segundos, e vejo de tudo quanto é tipo de filme, SEM RESTRIÇÕES. Agora, gostar são outros quinhentos, e de filmes de mortos vivos eu gosto, e MUITO. Este, pra mim, marcou uma Er, pois foi o priemiro a me fazer amar este estilo completamente trash e descompromissado de filmes, e, graças à esta película, muitos outros foram lançados ou reatualizados. O filme não tem história, fala sobre a normal infestação dos mortos-vivos sem motivo algum, e conta a jornada de sobrevivência de um pequeno grupo de pessoas em um shopping. Mais simples, impossível, mais eficaz, improvável. Sangue, tripas, mutilações, mortes horrendas são os hot topics deste filme de Zach Snyder (ó ele aí de novo), que conta com ângulos perfeitos e muito sangue falso pra assustar.

17 - Chumbo Grosso: Conheci o Simon Pegg (ator) vendo Shawn of the Dead, uma paródia do filme citado acima, e virei fã na mesma hora. Além de ator ele tambéma tua como roteirista na maior parte dos filmes que faz, além de já ter produzido também. Neste filme, em específico, ele conta a história do policial Nicholas Angel, exemplar em TUDO, que está denegrindo a imagem da polícia Londrina. Ele então é mandado pro interior da Inglaterra, e as coisas começam a ficar estranhas. É uma comédia fantástica, mas não é simples como as do Ben Stiler, tem um refinamento especial (Embora eu seja super fã de vários filmes do Ben Stiler).

18 - Piratas do Rock: Vi recentemente, e nunca tinha ouvido falar. è um filme muito legal por que mostra a perseverança do movimento Rock, mesmo que eu não tenha vivenciado a maior parte das músicas do filme, achei o espírito dele fantástico. Os atores são ótimos, em especial, Phillip Seymour Hoffman e Bill Nighty. é um ótimo filme, sem mais.

19 - Clã das Adagas Voadoras: Eu sou, assumidamente, uma pessoa que ama o visual. Tudo aquilo que me enche os olhos é válido, e este filme abriu meus olhos para um novo universo de imagens: A visão oriental. E logo após, foi um boom de filmes chineses nos cinemas, todos com aquela mesma estética absurdamente linda e detalhada. Este filme, como todo bom filme oriental, conta sobre as intrigas de governo na China antiga, e, é claro, é um drama sem fim, pois os orientais realmente valorizam a dor e o sacrifício pela honra. é um filme visualmente perfeito, com cores de dar inveja.

20 - Herói: assim como o Clã das Adagas voadoras este filme também fala sobre a China antiga, neste caso sobre o processo de unificação da China, muito embora contado de forma fantasiosa. O aspecto visual deste filme tem papel importante na narração, posto que cada trecho da história é definido e diferenciado por uma cor diferente,e a intenção do personagem principal é que define as cores. É um filme incrível, com cenários e lutas marcantes, diálogos impressionantes e uma boa pitada de filosofia.

21 - O Reino Proibido: Enquanto os dois filmes acima falavam da seriedade e da honra oriental, este usa a temática para um propósito bem mais divertido: Contar uma história de ação. A premissa é a mais clichê e simples possível, garoto que apanha dos outros precisa aprender a se defender, e se refugia no mundo dos filmes de kung fu e da cultura milenar chinesa. Com a participação dos dois monstros do cinema chinês, Jack Chan e Jet Li, o filme chama os fãs de wufu (filmes voadores chineses) e os fãs de aventura. Divertidésimo, vale a pena ver com certeza!

22 - Indiana Jones: Embora eu tenha colocado a capa errada, o meu favorito foi o último da série. Podem jogar pedras à vontade, mas eu realmente gostei, foi um revival de todos os outros filmes com uma atualização bem interessante. E daí que não ficou verídico? você realmente achava que o professor de história da sua sala realmente tinha um chicote e fazia expedições pelo mundo à procura de itens raros? Fala sério! O máximo de expedição que ele deve ter feito foi um Congresso no Acre, e nada mais. É um filme divertido, com efeitos especiais, piadas simples e clichês, bastante funcional!

23 - Tranformers: Não sou suficientemente velha pra ter assistido á serie original, mas vi Beast Wars, e o Optimus Prime é sempre o mesmo em todas as encarnações. Eu gosto muito de carros (não sou Maria Gasolina, mas um Cruiser da Chrysler sempre me fará virar o pescoço, e um new Bettle também...) mas eu adoro mesmo robôs. Provavelmente a única menina da minha sala de aula que gostava de robôs (e também de Barbies com vestido de papel) cresci gostando de Beast Wars sozinha, sem sequer comentar com os amigos. Cheguei a ter uma pasta de com mais de 100 imagens do desenho, e escrevi fanfics! Tão adorável! Esse filme também marcou minha vida, pois meu namorado teve a infância dele assistindo transformers, então ele realmente é fã,e, por causa dele, eu aprendi a gostar mais ainda destes 'robôs disfarçados'.

24 - Orgulho e Preconceito: Filme de mulherzinha, história de mulherzinha, romancinho. Sim, eu disse que prefiria ação e aventura, mas isso não me torna menos romântica que qualquer outra mulher,e na verdade sou BEM romântica, mas o príncipe encantado nunca colou pra mim... Tenho preferências mais sofisticadas que um príncipe bobalhão. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Jane Austen e conta a história desta adorável moça, Lizzy, e seu relacionamento com Mr. Darcy, um homem que ela, no começo, completamente abomina, mas que ao decorrer do filme percebe estar bastante equivocada sobre Mr. Darcy e todos os seus atos. O nome é perfeito, o orgulho de assumir o preconceito, conceito prévio feito de algo ou alguém, e explica exatamente o que acontece no julgamento de Lizzy sobre Mr. Darcy. É filme pra assistir com as migas, pintando a unha, comendo chocolate a admirando o lindo Matthew Macfadyen, que atua como Mr Darcy.

BÔNUS ROUND

Então que eu sou uma pessoa muito tansa e, ao escrever e descrever os filmes citados acima eu fui me lembrando de outros filmes mais que me marcaram... Tenho então de escrever sobre eles:

25 - O brilho Eterno de uma Mente sem lembranças: A primeira vez que eu vi esse filme deviam ser umas 3am e minha insônia estava bombando. Eu realmente não sabia do que o filme se tratava, e sua dinâmica cortada, no início, me deixou um pouco perdida. No final é possível compreender a intenção dos cortes, feitos para provocar de fato esta confusão. O filme mexe com filosifia e ficção. O que seria de nós se pudéssemos apagar as memórias que não gostamos, de pessoas que nos machucaram? e o que seria se nós, no meio do processo desistíssemos, como nossa cabeça ficaria? é um filme bem denso e requer atenção, mas eu o adorei.

26 - Como treinar o seu Dragão: Vi outro dia, sem saber do que se tratava também, só que era uma animação linda da Dreamworks com os meus animais favoritos da fantasia: Dragões! O roteiro é incrível e simples, e trás a história do sempre atrapalhado Soluço (dublado por Jay Baruchel, também em Trovão Tropical) que vive em uma comunidade onde matar dragões é uma questão de sobrevivência e status, e no desenrolar da história ele encontra Banguela, uma dragão incapacitado de voar por quem ele acaba tomando amizade. Me fez chorar em alguns momentos, óbvio, além da similaridade dos diversos tipos de dragão com animais domésticos, tais como gatos, cães, canários e iguanas. Diversão garantida e uma breve e adorável lição de amor, compreensão e aceitação.

27 -Tarzan: Animação sublime que marcou a volta da Disney ao mercado de animações com camadas, ou seja, animações com entendimento infantil e adulto. Tarzan se sobressai não só pelas novas técnicas de animação empregadas, misturando cenários virtuais em movimento com o traço do desenho 2d, mas também pela primorosa trilha sonora composta por Phil Collins e Mark Mancina aplicada de um jeito diferente, não-invasivo, sendo o real diferencial deste filme para os outros da Disney. Eu também chorei neste, sinceridade.

28 - Duro de Matar 4: e lá vou eu de 0 à 100 em 3 segundos de novo. Explosões, mentiras,e coisas impossíveis marcam este filme da série estrelada por Bruce Willis. sem compromisso, divertido e cheio de fanfarra, é um filme pra relaxar e se divertir. Sem mais!

29 - Karatê Kid 4: Por que o remake? Por que, pessoalmente, eu acho kung fu muito mais legal do que karatê, pelo menos para se observar. De qualquer forma o filme tem o roteiro sugado totalmente do primeiro, numa f´romula básica e funcional de menino-diferente-sofre-bullying-e-precisa-encontra-um-jeito-de-perder-o-medo. Simples, eficaz e com atuações soberbas de jaden Smith e Jackie Chan, claro, além do rapazinho que faz o algoz do personagem principal, um garoto chinês especialmente expressivo, Zhenwei Wang.

30 - Crash: Ganhador do Oscar de melhor roteiro na categoria de roteiro original e melhor filme, a menina dos olhos de 2004. A narração do filme é essencial para descrever vários personagens completamente diferentes, que, no final chegam à um ápice onde todos eles, sem exceção, têm ligações um com um outro e mostram, sem querer, seu melhor e seu pior lado. é um filme intenso e pode ser considerado até um pocuo pesado, mas não dispenso assistí-lo de jeito algum.

31 - Inception - A Origem: Denso, especial, longo e arrastado. Cenas ótimas de ação, cenas ótimas de diálogo, cenas ótimas, ponto. A Origem, dirigido por Christopher Nolan (Batman Begins e the dark Knight) mostra uma realidade onde os sonhos são maleáveis, além de alterar a perspectiva, fazendo o espectador realmente considerar o que é real e o que é sonho. Para pensar, escolha bem o dia para assistir.


32 - Trovão Tropical: Comédia do Ben Stiler, precisava ter uma, e eu escolhi essa. Ben stiler, ao meu ver, é um cara super gente boa com quem todo mundo em Hollywood se dá bem, por isso ele sempre consegue os melhores atores pra fazer qualquer filme. qualquer filme, MESMO. Vide Robert DeNiro, Tom Cruise, David Bowie e tantos outros nomes tarimbados do metiê que fazem suas comédias deslancharem. O filme fala sobre um filme (meta-linguagem, aí vou eu) de guerra, e sobre os atores escolhidos para estrelá-lo. Cada um dele é um perfil de ator, tem o dramático denso (Robert Downey Jr), o rapper que quer entrar na carreira de ator (Brandon T. Jackson), o comediante sem graça (Jack Black), o ator de filmes de ação que não atua nada (Ben Stiler) e o novato (Jay Baruchel). A história é divertida, com várias referências à outros filmes de guerra além das paidas contastes feitas baseadas nos estereótipos dos atores. Talvez um pouco escatológico, mas muito divertido.

Bem, agora acabou! O maior post da minha VIDA com certeza! Vou fazer mais listas de assuntos interessantes, podem sugerir nos comentários a próxima!

Beijos e abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário